Associação dos Funcionários da Imprensa Oficial do Estado

Logotipo da Afimesp

Ler é saber


Livros fantásticos do Brasil


A cada ano a literatura fantástica cresce e traz novos autores por aqui. E quem ganha são os leitores, pela diversidade de temas, estilos e histórias. Veja algumas dicas muito boas compartilhadas pela escritora Ana Lúcia Merege.


Livros indicados

Excalibur – histórias de reis, magos e távolas redondas

Autor: Org. Ana Lúcia Merege

Editora: Draco


Uma homenagem à fantasia medieval e aos heróis que nunca morrem

Todos já ouvimos falar do Rei Artur. Desde as crônicas medievais até a literatura contemporânea, passando por meios como o cinema, teatro, quadrinhos e games, muito foi contado sobre ele, seus cavaleiros e o mago Merlin, reinventando o universo mágico cujo centro é a corte do reino de Camelot.

A coletânea Excalibur – histórias de reis, magos e távolas redondas abraça esse imaginário, reunindo histórias inspiradas por versões das novelas de cavalaria e releituras contemporâneas, mas sem ignorar a sua origem na mitologia celta. O resultado é a diversidade de estilos, cenários e gêneros que vão da fantasia heroica ao dieselpunk, sempre unidos à atmosfera de magia e aventura que imortalizaram o Rei Artur.

Na liderança dessa missão pelo Santo Graal está Ana Lúcia Merege, que divide a Távola Redonda com um conto ao lado dos destemidos Roberto de Sousa Causo, Liège Báccaro Toledo, Luiz Felipe Vasques e Daniel Bezerra, André S. Silva, Pedro Viana, A. Z. Cordenonsi, Ana Cristina Rodrigues, Marcelo Abreu, Melissa de Sá, Octavio Aragão e Cirilo S. Lemos.

Batalhas, encantamentos, amores, intrigas e traições – tudo isso e muito mais se revela a cada página de Excalibur, uma homenagem à fantasia medieval e aos heróis que nunca morrem.




Livros indicados

O Centésimo em Roma

Autor: Max Mallmann

Editora: Rocco


O centésimo em Roma, de Max Mallmann, é um bem-humorado romance histórico escrito com base em uma sólida pesquisa.

O herói é o ambicioso centurião Publius Desiderius Dolens, que, depois de anos combatendo bárbaros na Germânia, onde ganhou o apelido de Carniceiro de Bonna, está de volta à cidade eterna. Isso em 68 d.C., quando as legiões romanas dominavam o mundo e Nero era o imperador.

O livro já tem uma continuação, publicada este ano, "As Mil Mortes de César".




Livros indicados

Danação

Autor: Marcus Achilles

Editora: Baraúna


Um livro de Marcus Achilles, lançado recentemente pela Barúna, é um romance que transporta o leitor até o Brasil Colonial.

Na Taubaté do século XVIII, os moradores enfrentam uma ameaça desconhecida, uma criatura que assombra toda sexta-feira, deixando um rastro de desespero, corpos queimados e levando os colonos entrar em guerra contra o povo indígena.




Livros indicados

Os Aparados

Autor: Letícia Wierzchowski

Editora: Record


Em um tempo não identificado, num mundo em agonia e totalmente alagado, personagens inesquecíveis vivem uma trama inquietante - e cheia de surpresas.

Para proteger a neta adolescente, grávida de 7 meses, Marcus decide levá-la para um lugar afastado.

Lá, o frágil relacionamento de avô e neta será testado, e os dois terão que aprender a ceder para sobreviver em um mundo à beira do caos.






Copyright AFIMESP - Todos os direitos reservados.
Planejado e desenvolvido por: Online Planets